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Edição 02 - Flor de Sal, iguaria sem igual
Edição 01 - Queijos

 
 
Foto: Kathryn McGowan
 

Ovo
Edição 04 - Fevereiro de 2010

Alimento de grande valor nutritivo e baixa caloria (75 por u­ni­dade aproximadamente), o ovo contém proteínas, vitaminas e minerais, entre outras substâncias e, felizmente hoje, já não é mais considerado pelos médicos como um vilão para nossa saúde. O conhecimento de algumas dicas e su­gestões de forma de preparo é sempre interessante. Portanto, ai vão algumas:

DICAS:
O ovo fresco é pesado, portanto se colocado numa vasilha com água ele irá pousar no fundo dela. Use ovos sem rachadura e com data de validade, para evitar salmonela e sempre lave as mãos após o manuseio dele.

Ovos Quentes: prefira co­zinhar o ovo (temperatura ambiente) na água fervendo com um pouco de sal, por 3 a 4 minutos. Desta forma é mais fácil controlar o resultado final. Caso queira enriquecê-lo, tire o tampo e adicione um pouco de flor de sal à gema. Finalize com ovas de peixe.
"Oeufs en cocotte": em uma tigelinha untada, coloque o ovo, 2 colheres de sopa de creme de leite e tempero sobre ele. Tampe e asse em banho maria, à 180 graus, por 6 a 8 minutos.

Ninho de Ovo: em inglês tem várias formas de dizer, em português desco­nheço, mas acho particularmente uma delicia! Numa fatia de pão de forma, faça um buraco ao meio com o uso de um vazador ou mesmo de uma faca. Leve a fatia e o miolo para tostar, dos dois lados, em uma frigideira com manteiga. Retire o miolo e reserve. Coloque mais manteiga no buraco do pão de forma e acrescente o ovo inteiro até fritar, mantendo a gema mole. O miolo reservado deverá ser colocado ao lado na hora de servir.

Enfim…estas são algumas, dentre tantas opções (ovos pochê, omelete, ovos mexidos, huevos rancheiros, ovo benedict, etc…). Use a imaginação e crie o seu Ovo. Bom apetite!

 
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