Newsletter - Página inicial      
  Sobre a Newsletter Fale Conosco
Página inicial Newsletter Virtual Editorial Dicas e Sabores Eles se Inspiraram... e Fomos Conferir Hospedagem em Campos
Dicas e Sabores
Dicas e Sabores
 
VEJA TODAS AS EDIÇÕES

Edição 34 - Veni , Vidi Vici
Edição 33
- Sabores da Fondue...
Edição 32
- The SHIP
Edição 30
- "Chá das cinco"?
Edição 29
- Holanda e sua gastronomia...
Edição 28
- São Paulo…São Paulo!
Edição 27
- Chic e simples
Edição 26 - Clássicos da Gastronomia
Edição 23
- Grata Surpresa
Edição 22 - Restaurantes em Hotéis
Edição 21 - Comfort Food
Edição 20 - Viagem de trem, um passeio gastronômico
Edição 19
- Recantos ou Boutiques Gastronômicas?
Edição 18 - O segredo da sopa de cebola
Edição 17 - Pequenas cidades… grandes histórias
Edição 16 - Nossas escolhas
Edição 14
- É tempo de Natal
Edição 13 - Cheval Blanc Um dos hotéis mais badalados e caros da Europa
Edição 12 - Danúbio… Desfrute este prazer!
Edição 11 - Le Fromage Gruyère
Edição 10
- As belezas da cidade de Gruyère
Edição 09 - Suíça... Terra do queijo e do chocolate!
Edição 08 - Hotel-Motel SHow em Chicago
Edição 07 - Visitando a Chiarlo Vinícola, em Asti, na Itália
Edição 06 - Receber "comme Il faut"
Edição 04 - Ovo
Edição 03 - Panelas - como escolher na hora da compra?
Edição 02 - Flor de Sal, iguaria sem igual
Edição 01 - Queijos

 
 
 

 

 

Holanda e sua gastronomia...
Edição 29 - Março de 2012

Holanda... terra dos tamancos, moinhos de vento, canais, bicicletas, ciclovias, tulipas, queijo gouda, croquetes holandeses(crocantes por fora e cremosos por dentro) e grata surpresa, de uma excelente gastronomia! Depois de um longo tempo retornei a Holanda e pude observar como o país mudou, principalmente em relação à gastronomia. Há muitos anos se encontrava somente pratos típicos na maioria dos restaurantes, bares e cafés. Hoje, o cardápio é variado, de nível internacional, seja nos cafés à inglesa com direito até a feijão levemente adocicado como encontrado no Dam Plaza na esquina da famosa praça DAMM com a Damrak Strasse; seja nos bares onde podemos desfrutar do sabor dos deliciosos croquetes holandeses acompanhados de mostarda (uma dica: bem ao lado do Museu da Heineken encontra-se um extremamente convidativo para um excelente lanche da tarde); seja em um passeio de barco pelos canais onde é servido um cardápio de padrão internacional com direito a menu completo: couvert, sopa, salada, prato principal e sobremesa (jantar este servido durante as duas horas e meia de passeio) e claro, acompanhado de um bom vinho e uma ótima companhia.

A noite foi mais do que especial! Apenas lamentei por não ter tido tempo de fazer o passeio também durante o dia. No turismo sobre as águas, você pode observar as famílias que moram em barcos nos canais e confesso, que deu vontade de me hospedar em uma daquelas casas com aparência aconchegantes, embora desconheça se existe alguma possibilidade neste sentido. Claro! E como sempre trouxe novidades! Não pude deixar de ir a um restaurante de renome e desta vez o escolhido foi o D'VIJFF VLIEGHEN, também conhecido como o "5 Moscas" por conta do seu logotipo. Instalado num prédio dos anos de 1627, ele ocupa o espaço de 5 edifícios do século 17. Fundado no ano de 1939, além da vantagem de estar localizado perto do Hotel e das excelentes referências gastronômicas é considerado um restaurante museu, pois lá, se encontram 4 gravuras originais de Rembrandt(um dos meus pintores favoritos), coleção de azulejos azuis Delft dos séculos 17 e 19, paredes forradas com papel pintado a ouro, entre outras obras. Como curiosidade eles colocam nas cadeiras uma placa de cobre com o nome de pessoas famosas que lá estiveram, assim tive a oportunidade de sentar na cadeira que leva o nome da artista Goldie Hawn e apreciar um menu degustação composto de couvert,(simples, mas saborosíssimo).

Na sequência não poderia faltar uma surpresa, "ou amuse buche" como costumamos dizer na gastronomia, que neste dia foi um creme de abóbora com chantilly. A entrada foi um tartar, como primeiro prato um salmão, seguido de um magret de canard e para fi nalizar uma belíssima sobremesa. Confesso que embora a comida estivesse deliciosa quase não consegui chegar ao fi nal, uma vez que os pratos eram bem servidos e, isto porque optei pelo menu de 4 pratos sendo que as opções eram de até 7. Ufa!!! Uma dica: embora o endereço seja: Spuistraat 294-302, não desista se não conseguir abrir a porta, pois a entrada ofi cial é numa rua lateral.

 

FOTOS:

 
         
         
         
         
         
       
voltar ao topo
 
 
 
WEBZ - Comunicação Digital