Newsletter - Página inicial      
  Sobre a Newsletter Fale Conosco
Página inicial Newsletter Virtual Editorial Dicas e Sabores Eles se Inspiraram... e Fomos Conferir Hospedagem em Campos
Editorial
Editorial
 
VEJA TODAS AS EDIÇÕES

Edição 36 - Nei Roberto, quem o conhece jamais esquece
Edição 35 - Boa comida, é possível encontrar!
Edição 34
- Doutor, vamos aumentar o capital em 0,5%?
Edição 33
- A luta é grande, mas o resultado compensa!
Edição 32
- Como diria o Prof. Sidrack de Holanda: CQD
Edição 31
- FAMTRIP Luxo - Campos do Jordão
Edição 30
- Reconquistar é mais difícil do que conquistar!
Edição 29
- O encanto do reencontro
Edição 28 - Sempre nos mesmos lugares e sempre revendo amigos
Edição 27
- Só em Nova York
Edição 26
- 15 Anos
Edição 24
- Mac que beleza!!!
Edição 23
- A Suíça precisa ser visitada
Edição 22 - Viajando com Caymmi e seu violão
Edição 21 - Vasco da Gama um eterno campeão
Edição 20 - Um profissional de antigamente
Edição 19 - Visita ao cardiologista
Edição 18 - O admirável mundo da filatelia!
Edição 17 - A vida de restauranteur não é fácil!
Edição 16 - Nova York é maior do que a inesquecível interpretação de Frank Sinatra
Edição 15
- Trabalhar com comida é coisa séria!
Edição 14 - Disposição não tem idade!
Edição 13 - Viajar sempre, nem que seja de Campos do Jordão até Taubaté!
Edição 12 - Reconhecimento bem-vindo
Edição 11 - Não possuímos microondas
Edição 10
- Parece fácil, e pode ser facil!
Edição 09 - As pedras se encontram
Edição 08 - 4, 6, 8, 12! …56?
Edição 07 - Aprendizado em Marketing nunca tem fim
Edição 06 - Pinçando algo, num mês farto...
Edição 05 - Ari, bom amigo e irmão camarada!!
Edição 04 - Obsessão por qualidade , numa cidade que precisa oferecer qualidade
Edição 03 - Ousar é preciso
Edição 02 - Novos e amplos horizontes
Edição 01 - Bons ventos

 
 
 
 

Como diria o Prof. Sidrack de Holanda: CQD*
Edição 32 - Junho de 2012

Tive o privilégio de ser aluno do Professor Sidrack de Holanda nos três anos do Ensino Médio (antigamente, Científico) no Colégio Americano Batista, em Recife. Sidrack não era fácil. Como um dos maiores e mais respeitados físicos do Brasil, nos dava aulas de matemática e física. Incrível eram os dias de provas. "Bolava" na hora um determinado problema e dizia: - "Volto em 45 minutos. A questão é simples e vocês vão acertar com facilidade; pensem meninos, PENSEM"! Não era bem assim. Podíamos nos consultar, consultar livros... (não havia internet na época). Dado o tempo, o professor voltava e fazia questão de chamar um por um dos alunos para verificar o desenvolvimento do trabalho.

Ninguém da minha sala jamais acertou um destes exames. Então, ele ia para o quadro negro, desenvolvia a resposta correta com uma facilidade alarmante e escrevia em letras grandes: CQD (*). Dizia Sidrack: "Pensem antes de fazer alguma coisa, redobrem energia e farão com certeza, o melhor. Quem se contenta com algo bom, jamais empreenderá o melhor". A Gourmet Campos do Jordão, nossa empresa de catering, partiu do desafio de desenvolver alternativas para atender os eventos corporativos que ocorrem com frequê­ncia em Campos do Jordão. Início difícil, mas seguimos com determinação em busca de fazer sempre o melhor em preço compatível, com a qualidade oferecida. Creio que chegamos lá. Dos últimos oito eventos realizados no Convention Center, a Gourmet conquistou 85% deles, e o mais importante, com seu trabalho aplaudido pelos clientes. O professor Sidrack ficaria orgulhoso em ver o resultado do esforço de seu pupilo, ainda que longe, muito longe da física e matemática.

*CQD
(como queria demonstrar)

O PROFESSOR SIDRACK DE HOLANDA PELO SEU FILHO
Gauss M. Cordeiro*

"Professor Sidrack (de Holanda Cordeiro), que faleceu no último dia 11 de setembro de 2007, era uma pessoa dócil, super afável, única, mágica, de grande inteligência e surpreendente. Eu jamais conheci alguém como ele, meu exemplo e referencial de tudo que tenho de bom e decente. Era meu grande amigo. Aliás, amigo é a melhor palavra que define meu pai, pois nossa amizade me marcou para sempre. Ele me ensinou a ter um grande amor pela ciência, a ousar, a ler livros e buscar por conta própria minhas respostas, meus questionamentos mais profundos.
A tentativa de resumir em poucas linhas a atuação acadêmica do professor Sidrack, como professor e educador, notável por sua amplitude e efeito multiplicador, é uma tarefa árdua. Além de formar inúmeras gerações de estudantes no Colégio Americano Batista e na Escola de Engenharia da UFPE, possuía uma vasta cultura em Física e Matemática. Durante 30 anos, entre 1959 e 1989, ele ensinou Física na UFPE a milhares de engenheiros. Rigoroso na conduta, ele tinha uma visão humanista da sociedade, uma natureza democrática e sempre aberta ao diálogo, à colaboração e ao entendimento. Sempre foi profundamente engajado na defesa dos direitos do homem e nas ações pela cidadania.

Era presença constante no mundo intelectual de Pernambuco e no meio da física básica do País. Prof. Sidrack tinha um talento imbatível como professor, que dominava como poucos a arte de transmitir com clareza e perfeição os conceitos da física, seja através da linguagem matemática ou de exemplos descritos na experimentação popular. A sua preocupação principal como docente era ensinar os métodos matemáticos aos alunos para que eles pudessem modelar de maneira rigorosa os problemas da física e, então, fundamentar com rigor científico as suas conclusões. Várias estórias permearam a vida deste grande educador, persistem na comunidade acadêmica e o tempo não apaga. Certa vez encontrou um grupo de alunos da Escola de Engenharia que queriam que ele resolvesse de imediato um problema complicado de física. Depois de alguns minutos cercado pelos alunos, perguntou a eles, sem sequer notar a posição do carro: "Eu vim de lá ou vim de cá?". Com a pronta resposta, "o senhor veio de cá", ele concluiu: "então eu já almocei". Sem sombra de dúvidas, Prof. Sidrack foi um dos maiores educadores de física do Brasil". *PhD em Estatística pela Universidade de Londres e professor da UFRPE e UFPE.

"Pensem antes de fazer alguma coisa, redobrem energia e farão, com certeza, o melhor. Quem se contenta com algo bom jamais emprenderá o melhor."

Prof. Sidrack de Holanda

Fausto de Moura Magalhães
fausto@grupomouramagalhaes.com.br

 

 

       
 
       
voltar ao topo
 
 
 
WEBZ - Comunicação Digital