Newsletter - Página inicial      
  Sobre a Newsletter Fale Conosco
Página inicial Newsletter Virtual Editorial Dicas e Sabores Eles se Inspiraram... e Fomos Conferir Hospedagem em Campos
Eles se Inspiraram... E fomos conferir
Eles se Inspiraram... E fomos conferir
 
VEJA TODAS AS EDIÇÕES

Edição 27 - A Noviça Rebelde
Edição 26
- Alguém Tem Que Ceder
Edição 22
- O dia do Chacal
Edição 21 - O topo de Schilthorn
Edição 20 - O Castelo de Cheverny
Edição 19
- Where Eagles Dare
Edição 18 - La,,boule de neige”
Edição 17
- Nikita
Edição 16 - Montpellier
Edição 15 - O melhor de 2010!
Edição 14 - Ludwig Restaurant
Edição 13 - Courchevel Residence
Edição 12 - Baden Baden
Edição 11 - Matterhorn Empório & Restaurante
Edição 10
- Hotel Boutique Frontenac
Edição 09 - Pousada Appenzel
Edição 08 - Restaurante Davos
Edição 07 - Pousada Canada Lodge

 
 
 
 

Eles se inspiraram...
... e fomos conferir
Edição 18 - Abril de 2011

Na edição passada, falamos da inspiração do filme Nikita, agora em abril, a NewsLetter Campos do Jordão, faz um tour pela Rota Romântica do sul da Alemanha. O início da viagem é em Fussen, na fronteira com a Áustria, nas imediações do famoso Castelo de Neuschwanstein, conhecido como o castelo da Cinderela, símbolo dos estúdios Disney e que também inspirou o famoso Ludwig Restaurant. A viagem que pode durar uma semana, passa por pequenas cidades românticas com aspecto medieval. A linda Würzburg é uma das cidades que merece destaque, nela, convém visitar a Fortaleza de Marienberg. Esta cidade, completa a Rota Romântica e fica localizada ao sul de Frankfurt.


Mas o nosso destino é para uma cidade em especial. Rothenburg ob der ¬Tauber, que fica no cruzamento da Rota Romântica com a Rota dos Castelos, no estado da Baviera. O estilo enxaimel das construções desta pequena cidade, é uma das inspirações que modelaram a arquitetura do charmoso Boulevard Geneve, que há 26 anos mudou a concepção das construções de Campos do Jordão e faz parte dos cartões postais da cidade. "Quando olhei pela primeira vez para estas construções, logo pensei que Campos do Jordão precisava de algo parecido. Hoje olho para o Boulevard e me sinto muito feliz, pois ficou, e é, do jeitinho que eu queria", conta o empresário Lélio Gomes.


O Boulevard Geneve, traz outras característcas que nos remetem a Rothenburg, o lugar é o mais badalado da Vila Capivari, centro turístico da cidade e recebe visitantes de todos os lugares do mundo, o que também acontece na cidade alemã, que atrai turistas todos os anos, pois até hoje preserva seu estilo medieval.
Cercada por muralhas, a cidade que em 1945 teve 40% dos antigos prédios incendiados e destruídos, hoje é protegida por leis de preservação. Na parte sul, ainda se encontram canhões destinados a protegê-la.


Rothenburg é repleta de pequenos hotéis e pousadas além de diversas fontes de água. A fonte de São Jorge, 1608, é a maior delas e se localiza na Praça do Mercado - Marktplatz - onde o visitante também encontra dezenas de casas antigas, a maioria em estilo einxaimel. Um importante local de peregrinação, é a igreja gótica St. Jacob, nela a atração principal é o Altar Heilige Blut (Altar Sangue Sagrado).

A prefeitura é a mais importante construção da Marktplatz e mistura os estilos gótico e renascentista.
No mês de setembro, a população sai as ruas vestindo roupas da época medieval e mostra os séculos de história, o que encanta os turistas. As ruas da cidade medieval, são estreitas e por isso, quase não se encontra vagas para estacionar. Na maioria das vezes, o indicado é deixar o carro em um dos estacionamentos que existem em redor da cidade.

La,,boule de neige”

Quem vai para Rothenburg ob der Tauber, não pode deixar de experimentar o Schneeballen. O doce é especialidade gastronômica do lugar e é conhecido como “boule de neige” - (bola de neve), que são tiras de massa de macarrão, colocadas em uma bola de metal, frita por quatro minutos em gordura quente, em seguida é polvilhado com açúcar em pó, canela ou chocolate.
A delícia foi servida pela primeira vez em 1719 e até hoje, dá água na boca de quem passa por perto de uma vitrine cheia deles. O Schneeballen é presença marcada nos casamentos e nas grandes festas. Os sabores são variados como: baunilha, chocolate, chocolate branco, marzipan entre outros.

Arte em bico de pena

O Artista Leyrer Reiter, nascido e residente em Rothenburg ob der Tauber, trabalha em bico de pena desde a década de 1960. O trabalho acima, com efeito fino-grosso nos traços, ilustra com maestria detalhes da ins­piração de Lélio Gomes para o Boulevard Geneve em Campos do Jordão. A pintura foi produzida em 1967.
Um trabalho magnífico!

FOTOS

 
voltar ao topo
 
 
 
WEBZ - Comunicação Digital